segunda-feira, 26 de abril de 2010

Felicidade Sintética



Fizemos uma aula sobre a Felicidade Sintética, conceito retirado da genial palestra de DanGilbert, postada acima.

Quando falamos de sintetizar felicidade não tratamos da tacada boa, da jogada de sorte, quando nos damos bem. Falamos do azar. Quando as coisas não vão bem, os dados caíram para o lado "errado" e mesmo assim, para surpresa geral, ficamos felizes.

São os exemplos da vida cotidiana, como o casamento que se desfez a custa de muitas lágrimas e depois é entendido como parte fundamental da felicidade presente. A tal ponto que não desejo que ele não tenha existido e nem desejo que não houvesse lágrimas. Compreendemos que a felicidade só é possível hoje porque vivemos aquilo.

Esta é a capacidade do nosso cérebro de processar felicidade diante de eventos desagradáveis. Desconfiamos dela quando vemos no outro: "Você não queria aquele dinheiro? Yeah, right" "É mais feliz agora que levou um pé na bunda? Yeah, right".

Não podemos acreditar, nosso cérebro simula a mesma experiência e verifica que não ganhar aquele dinheiro ou ganhar aquele pé na bunda não pode trazer felicidade. Estamos errados. Para quem viveu a experiência isto trouxe felicidade, ela a sintetizou a partir de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário