quarta-feira, 20 de junho de 2012

CINETERAPIA EXIBE MARCO DA CONTRA CULTURA



Sessão gratuita de "Sem Destino" ocorre na segunda (25/6), às 20h, seguida de debate com o cineasta Paulo Nascimento.

Para os adoradores de road movie, o Cineterapia apresenta o clássico "Sem Destino", marco da geração Woodstock, referência da contracultura. Descreve as diabruras de dois viajantes pelo sul e sudoeste dos Estados Unidos, desprovido de endereço, buscando a liberdade, atentos ao inesperado e sempre sob o efeito das drogas, sexo e acordes nervosos da guitarra de Jimi Hendrix.

A Revista Time elegeu a obra como uma das dez mais importantes dos anos 60. Além disso, o filme foi indicado para o Oscar de Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante em 1969 e arrebatou a Palma de Ouro de Melhor Filme de Diretor Estreante (Dennis Hopper), em Cannes.
Com atuações soberbas de Jack Nicholson, Peter Fonda e Dennis Hopper, Easy Rider oferece o adicional de uma trilha sonora vigorosa e roqueira. "Born To Be Wild", canção da banda canadense Steppenwolf, tornou-se o hino dos motoqueiros de todo o mundo. A dupla aventureira, Wyatt (Fonda) e Billy (Hopper) ainda lançou a moda do protesto, da roupa como transgressão política. Wyatt vestia-se de bandeira americana enquanto Billy trajava calças e camisa ao estilo dos nativos americanos.

A exibição tem entrada franca e acontece na segunda (25/6), às 20h, no Cinebancários (Rua General Câmara, 424 — Centro), em Porto Alegre.

O convidado para debater o filme é o cineasta gaúcho Paulo Nascimento, roteirista da Rede Globo, autor dos curtas "O chapéu" (1996) e "Dedos de pianista", e dos longas "Diário de um novo mundo (2005), lançado no Festival de Gramado, onde ganhou os prêmios de melhor roteiro e melhor filme pelo público" e "Valsa para Bruno Stein" (2007), que conquistou o Kikito de melhor atriz para Ingra Liberato.

Em sua 22ª edição e terceiro ano consecutivo, o projeto disponibiliza clássicos que estudam novas formas de desenvolver a sensibilidade e possibilita análise comportamental por destacados pensadores, psiquiatras e escritores gaúchos. Já participaram do evento nomes como Fabrício Carpinejar, Frank Jorge, Tatata Pimentel, Jorge Furtado, Humberto Gessinger, entre outros. A mediação da conversa fica por conta dos terapeutas Cínthya Verri e Roberto Azambuja.

Reservas de ingressos deverão ser feitas por e-mail pelo atendimento@clinicaverri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário