quarta-feira, 26 de maio de 2010

31/05, segunda-feita, no Cinebancários
Rua General Câmara, 424, Centro
Perto do Theatro São Pedro
Evento Gratuito
CINETERAPIA APRESENTA
'ONDE VIVEM OS MONSTROS'

Filme de Spike Jonze será analisado pela psicanalista Diana Corso


"Onde vivem os monstros" volta a cartaz no projeto Cineterapia em uma única sessão. Com entrada franca, a exibição será nesta segunda (31/5), às 20h, no Cinebancários (Rua General Câmara, 424 - Centro), em Porto Alegre.

A psicanalista Diana Corso é a convidada especial para debater a adaptação do premiado best-seller infantil de Maurice Sendak. Com sua experiência nos problemas de desenvolvimento infantil, Diana abordará a raiva e a frustração, a dificuldade do luto e a importância dos amigos imaginários na comunicação dos problemas de convivência com a família.

Natural de Montevidéu, em 1960, formada em Psicologia pela UFGRS, Diana é colunista do jornal Zero Hora e membro da APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre). Em parceria com seu marido Mário, escreveu "Fadas no Divã" (Artmed), redimensionando as clássicas fábulas infantis aos tempos modernos e analisando a força cultural de personagens do momento como a Turma da Mônica e Harry Potter.

Dirigido por Spike Jonze ("Quero ser John Malkovich"), o filme superou resistência de produtores e dos estúdios. O roteiro era considerado “inadaptável”. A Disney tentou transformar em desenho animado na década de 1980 e não levou adiante o projeto. A obra mexe com o imaginário dos adultos e das crianças, misturando traumas e rancores de cenas cotidianas com alegorias e sonhos. Não se sabe ao certo se aquilo que acontece com o protagonista Max, de 9 anos, é real ou não. Depois de ficar bravo com a mãe que leva um namorado para casa, ele veste a fantasia de lobo com a qual costuma perseguir o cachorro da família e foge de casa. No meio do mato, encontra um barco e sai para navegar, chegando a uma ilha estranha, cheia de monstros assustadores.

Em sua 5ª edição, o projeto disponibiliza clássicos que tematizam a saúde mental e ainda possibilita análise comportamental por destacados pensadores, psiquiatras e escritores gaúchos.

A mediação da conversa fica por conta dos terapeutas Cínthya Verri e Roberto Azambuja.

Reservas de ingressos deverão ser feitas por email, escreva para: atendimento@clinicaverri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário