sábado, 5 de junho de 2010

Cineterapia com Diana Corso - Epílogo


A última segunda-feira de maio terminou às 23h no Cinebancários.
A 5a edição do Cineterapia encheu os olhos e os ouvidos.

O filme
“Onde Vivem os Monstros” é o segundo filme mais locado na cidade, segundo a Zero Hora. Não é à toa que ficamos tão atraídos.
Dirigido por Spike Jonze ("Quero ser John Malkovich"), o filme superou resistência de produtores e dos estúdios. O roteiro era considerado “inadaptável”. A Disney tentou transformar em desenho animado na década de 1980 e não levou adiante o projeto. A obra mexe com o imaginário dos adultos e das crianças, misturando traumas e rancores de cenas cotidianas com alegorias e sonhos. Não se sabe ao certo se aquilo que acontece com o protagonista Max, de 9 anos, é real ou não. Depois de ficar bravo com a mãe que leva um namorado para casa, ele veste a fantasia de lobo com a qual costuma perseguir o cachorro da família e foge de casa. No meio do mato, encontra um barco e sai para navegar, chegando a uma ilha estranha, cheia de monstros assustadores.

A Palestrante

A psicanalista Diana Corso foi a convidada especial para debater a adaptação do premiado best-seller infantil de Maurice Sendak.
Natural de Montevidéu, em 1960, formada em Psicologia pela UFGRS, Diana é colunista do jornal Zero Hora e membro da APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre). Em parceria com seu marido Mário, escreveu "Fadas no Divã" (Artmed), redimensionando as clássicas fábulas infantis aos tempos modernos e analisando a força cultural de personagens do momento como a Turma da Mônica e Harry Potter.

Com sua experiência nos problemas de desenvolvimento infantil, Diana falou da raiva e da frustração, da dificuldade do luto e da importância dos amigos imaginários na comunicação dos problemas de convivência com a família. Ainda, debatemos as diferenças entre crianças crescidas com pais separados e pais que permaneceram juntos; a importância do elo mãe-bebê e uma intereção saudável e o papel dos filmes de terror na puberdade.




A noite foi muito animada, lotamos a sala. Venha participar do próximo!

Reserve seu ingresso no atendimento@clinicaverri.com.br


CINETERAPIA
Toda última segunda feira do mês
Um convidado extraordinário
Um filme inteligente
Com Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário