terça-feira, 22 de junho de 2010

CINETERAPIA COMEMORA TRINTA ANOS DO ILUMINADO


Filme será exibido no Cinebancários nesta segunda (28/6), às 20h,com entrada franca, seguido de debate com o psicanalista e crítico de cinema Enéas de Souza

Quando se pensa em terror psicológico o primeiro filme lembrado é "O Iluminado", uma das melhores e mais populares realizações de Stanley Kubrick, junto de "Laranja Mecânica e "2001 - uma odisséia no espaço". A obra virou sinônimo de suspense, tornou-se um clássico parodiado e imitado no gênero, bandas de rock como 30 Seconds To Mars e Slipknot exploraram em clipes as cenas alucinadas do ator Jack Nicholson, que interpreta um escritor em crise de inspiração e que passa a perseguir sua família em hotel isolado.

Em sua 6ª edição e com entrada franca, Cineterapia comemora as três décadas do clássico de Kubrick numa única exibição nesta segunda (28/6), às 20h, no Cinebancários (Rua General Câmara, 424 - Centro), em Porto Alegre.

O psicanalista, jornalista e crítico de cinema Enéas de Souza é o convidado especial para comentar a adaptação do trepidante romance de Stephen King. Integrante da direção da revista Teorema e autor do livro "Trajetórias do Cinema Moderno", discutirá desde temas polêmicos como loucura e isolamento até pioneirismos técnicos, a exemplo da cena do menino andando de velocípede feita pela primeira vez com steadcam (um aparelho usado na cintura do cinegrafista).
“O Iluminado” traz a história de Jack Torrence, que consegue um emprego de vigia em um hotel no Colorado durante a temporada de inverno, e leva a sua família para acompanhá-lo enquanto escreve seu tão sonhado livro. Devido à baixa temporada e à solidão, é acometido da Síndrome da Cabana, que ocorre quando pessoas ficam enclausuradas muito tempo, e coloca em risco as vidas da própria esposa e do filho.

Cineterapia disponibiliza clássicos que abordam a saúde mental e ainda possibilita análise comportamental por destacados pensadores, psiquiatras e escritores gaúchos. A mediação da conversa fica por conta dos terapeutas Cínthya Verri e Roberto Azambuja.

Reservas de ingressos deverão ser feitas por email atendimento@clinicaverri.com.br

A sessão é gratuita, no Cinebancários:
segunda-feira, 28 de junho, às 20h.

O Cinebancários fica na Rua General Câmara, 424,
no centro, perto do Theatro São Pedro.

CINETERAPIA
Toda última segunda feira do mês

Um convidado extraordinário

Um filme inteligente

Com entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário