sexta-feira, 16 de julho de 2010

Epílogo: CINETERAPIA comemora 30 anos de O Iluminado

Cena de "O Iluminado", clássico de Stanley Kubrick exibido no último Cineterapia.


Roberto Azambuja, Enéas de Souza e Cínthya Verri
Professor Enéas de Souza: uma aula de cinema. Contextualizou o enredo historicamente, apresentou detalhes e esclareceu mistérios sobre o filme. É a inauguração de perspectivas - acompanhados por ele, ficou muito diferente e interessante.

A discussão sobre o filme trouxe à tona um ponto fixo defendido pelo diretor:
- trata-se de um drama e não de um filme de terror.

Na obra, podemos entender que uma família isolada tende a adoecer e a enlouquecer. Principalmente, que os donos do hotel Overlook, que contrataram Jack Torrance, sabiam que isso aconteceria - mas a destruição de uma família é um custo baixo para a manutenção dos luxos do cinco estrelas encravado nas montanhas.


A beleza do filme quase disfarça os terrores apresentados. A psicotização da família Torrance tinha sido prevista por Danny, o menino de sete anos. Também isso corrobora com a tese do gênero dramático - as crianças sabem antes dos adultos porque estão mais próximas daquilo que somos, estão mais em contato com a alma humana e menos adoecidas pelo desejo de poder.

O pai, o mais grave, distanciado por uma mania de grandeza, jamais considerou a hipótese de que a separação deles da civilização pudesse afetá-lo. Por isso, foi o primeiro e o mais agressivo, mas todos alucinaram marcando a psicose compartilhada.

O congelamento, expresso em toda a fotografia, como pano de fundo, marca o quanto é cíclico esse tipo de processo. A máscara final de Jack é terrível e assusta porque deverá voltar à tona assim que o inverno ceder.




O ILUMINADO (The shining, 1980, Warner Bros, 143min) Direção e produção: Stanley Kubrick. Roteiro: Stanley Kubrick, Diane Johnson, romance de Stephen King. Fotografia: John Alcott. Montagem: Ray Lovejoy. Música: Wendy Carlos, Rachel Elkind. Figurino: Milena Canonero. Direção de arte/cenários: Roy Walker/Les Tomkins. Casting: James Liggat. Produção executiva: Jan Harlan. Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Philip Stone. Estreia: 23/5/80

Nenhum comentário:

Postar um comentário