domingo, 17 de janeiro de 2010

Projeto Terapêutico de Final de Módulo



Cain and Abel, per Simon Vouet e Pietro Novelli, c. 1620

Este é o Projeto Terapêutico de Final de Módulo da Cínthya Verri,
elaborado para a aula da Primeira Turma.



Caim

É o personagem da bíblia que assassina seu irmão Abel.

No romance que leva este nome, Saramago compila várias narrativas bíblicas do ponto de vista de Caim.

O protagonista, depois de matar o irmão, encontra-se com deus e discutem a autoria do ocorrido: afinal, deus poderia ter evitado o infortúnio e não o fez.

Concordando com ele, deus marca-lhe a testa e diz que ele será um andarilho perpétuo: nunca cessará de caminhar. Terá dentro de si uma inquietação chamada acatisia: a impossibilidade de ficar parado. E que não poderá ser morto por alguém.

A saga apresenta um Caim revoltado com deus e vivendo somente seu rancor contra ele: seu destino é unido a esse pai de quem discorda e em quem pensa a todo o momento. Seu ponto de referência é deus e não a si mesmo. Por isso Caim é um trotamundo e suas ações voltam-se contra o pai e não vão a favor de si.

O trabalho com Caim seria ajudá-lo a desistir do remorso; desobedecer à culpa que prefere carregar a estar sozinho. Caim precisa de ajuda para ser quem é e estar bem, dirimir sua inquietação.

O trabalho com ele eu imagino que seria longo e difícil; exigiria toda atenção para não contrariar sua crença em um primeiro momento.

Acredito que o vínculo é o único modo de fazer isto.

Vejo que poderia ajudá-lo a viver e ser legítimo em seu amor por lilith e seu filho ecron, desejo que precisa atravessar o perdão e pousar.

Para mim seria importante porque reflete meu próprio estado de espírito cigano, de quem tem medo de fazer raízes e precisa enfrentar isso dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário